Skip links

Panasonic cria dispositivo para aumentar concentração no trabalho

O open space é uma realidade na configuração das empresas. Novos esquemas de trabalho, como o home office ou as jornadas em coworkings, também ganham espaço no mundo corporativo atual. Tudo acontece no mesmo lugar, ao mesmo tempo. O telefone toca, as conversas paralelas acontecem, o som ambiente ecoa pelos quatro cantos do recinto. Enquanto isso, manter o foco parece tarefa impossível.
 
Arquitetos e projetistas empenham-se em estudar soluções para aumentar a concentração dos colaboradores. Fabricantes de móveis corporativos também acompanham a demanda. Mas nem sempre é possível, com detalhes de projeto, mobiliários específicos ou com salas privativas, dar conta de atender às necessidades diárias de todos os colaboradores. 

De olho nessa necessidade, o Future Life Factory da Panasonic desenvolveu um dispositivo tão simples que impressiona. Ao limitar o nosso campo de visão e audição, a Wear Space aumenta a concentração dos usuários. A tira, feita de material flexível, estende-se até as extremidades dos olhos e pode ser facilmente ajustada para restringir ou ampliar a visibilidade, dependendo do nível de foco desejado.

De acordo com a empresa, a tira é capaz de cortar o nosso campo de visão em até 60%. Além disso, esconde um par de fones de ouvido integrados a um sistema de cancelamento de ruído ambiente e Bluetooth para conectar-se a outros dispositivos e reproduzir músicas.
 
O protótipo, criado pelo Future Life Factory – um estúdio de design da Panasonic – em colaboração com o estilista japonês Kunihiko Morinaga, foi lançado oficialmente no evento South by Southwest (SXSW) no início de março de 2018.
 
Em dezembro passado, uma campanha de crowdfunding na plataforma japonesa Greenfunding foi anunciada para arrecadar os fundos necessários para a produção dos primeiros protótipos. Já são mais de 500 unidades vendidas e a meta de atingir 15 milhões de ienes para tornar o Wear Space um produto oficial Panasonic já foi batida. No entanto, a chegada oficial ao mercado ainda não tem data definida.

Fotos: divulgação Panasonic

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.