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Havaianas Oscar Freire

O Projeto se iniciou no desenvolvimento criativo do novo conceito da Flagship da marca Havaianas na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Esse conceito foi feito em parceria com o escritório britânico Landor & Fitch, através de uma jornada em que a equipe fez uma extensa imersão em todos os elementos do mundo Havaianas, a fim de compreendermos as especificidades, os valores e qual seria o melhor caminho para refletirmos esses elementos na arquitetura e no design da Loja Conceito.

No decorrer do processo, o foco na sustentabilidade e na receptividade aos usuários – o consumidor da Havaianas – sempre nortearam cada decisão projetual, seja na especificação, seja no desenho e detalhamento. Cada ponto do Projeto foi criado e executado para que a experiência de dos usuários seja única e inesquecível.

A Loja da Havaianas na Oscar Freire já era um ponto arquitetônico muito conhecido, originalmente projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld em 2009. A premissa dessa intervenção foi justamente unir o edifício existente, ícone da arquitetura, com o conceito inovador da marca. Portanto, o novo Projeto teve como diretriz manter a estrutura existente da Loja, assim como os elementos de cobertura e os jardins laterais, porém criando diálogos com os novos elementos arquitetônicos do conceito, como os diversos Pórticos de Acrílicos, a incrível rampa metálica e os mobiliários modulares.

O resultado é um espaço revitalizado, trazendo um frescor com as cores, materialidade e formas dos novos elementos de Projeto.

Com a implantação de uma rampa de acessibilidade, o desnível entre o piso de entrada e o da Loja deixou de ser um ponto de preocupação para ser um dos elementos de valorização da Arquitetura e do uso universal dos espaços. Além de ser um dos destaques do novo design, a rampa funciona como um convite para todos que passam pela calçada da rua Oscar Freire. Com sua forma sinuosa, é um dos elementos mais esbeltos do Projeto, apesar de seu tamanho.

A Concept Store Havaianas funciona exatamente como o nome sugere, ela traz o novo conceito para o restante das Lojas da marca, sendo possível a utilização de seus elementos em outras Lojas, sempre com a ideia de replicação e utilização de materiais reciclados e recicláveis, diminuindo o impacto ambiental que os lançamentos terão no nosso mundo.

A característica convidativa do Projeto se prolonga por todo o passeio interno, onde temos os pórticos coloridos que remontam a transição de cores do pôr do sol em conjunto com a iluminação natural que contribui para o espetáculo visual que a mistura de cores da Loja proporciona para o visitante. O Paisagismo também contribui para a sensação de um interior mais livre, com árvores e vegetação natural que abraça e integra o espaço.

Além do material reciclado nos pórticos e mobiliários, temos também o revestimento em borracha reciclada, trazendo a materialidade famosa das Havaianas para o próprio design da Loja. Esse conceito também está presente no mobiliário Take Back, criado para que as pessoas tragam sua havaianas para que sejam reaproveitadas como matéria-prima da borracha.

Arquitetura
LP+A

Cidade
São Paulo/SP

Área do projeto
410 m²

Ano
2021

Equipe de arquitetura
Pierina Piemonte, Isabella Leonetti, Guilherme Morganti, Renata Portela, André Baptista

Créditos fotografia
Renato Navarro

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