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As 4 perguntas que você deve responder antes de começar o projeto do seu novo espaço corporativo.

  1. Quem são seus funcionários?

Cada colaborador tem uma personalidade única, motivações diferentes e uma abordagem diferente para seu trabalho. Por exemplo, alguns funcionários precisam de um ambiente silencioso para se concentrar, enquanto outros prosperam em ambientes mais colaborativos. Supondo que você tenha uma mistura uniforme de introvertidos e extrovertidos, um escritório totalmente aberto pode ser muito perturbador para pelo menos metade de sua força de trabalho.

Existem diferenças geracionais também. A geração do milênio geralmente tende a gostar de um local de trabalho mais colaborativo e flexível, embora existam várias tendências que tanto a geração do milênio quanto os baby boomers devam abraçar. É importante considerar sua força de trabalho como um todo e como os funcionários normalmente interagem ao considerar qualquer novo design de local de trabalho.

Também é importante pensar em como cada departamento usa o espaço. Talvez a equipe de marketing esteja sempre conversando ao longo do dia, tendo reuniões improvisadas para traçar estratégias. A equipe de vendas provavelmente fica reservada, principalmente atendendo ligações individuais. A equipe de produto está em algum ponto intermediário – geralmente trocando ideias entre si, mas com a mesma frequência trabalhando com a cabeça baixa e os fones de ouvido inseridos.

Esses estilos de trabalho exclusivos irão guiá-lo enquanto você decide quantos espaços colaborativos, silenciosos e híbridos terá em seu escritório. O segredo é planejar um ambiente de trabalho ágil – um ambiente que você possa ajustar facilmente à medida que seu local de trabalho cresce.

  1. Que impressão você deseja causar?

O seu escritório será frequentado não apenas pelos seus colaboradores, mas também por clientes atuais, clientes em potencial, parceiros e fornecedores. E cada um formará uma opinião sobre sua empresa segundos depois de entrar pela porta.

Tudo começa quando eles fazem o check-in. Eles são recebidos por alguém que os orienta ou deixados para encontrar o caminho por conta própria? Eles verão um escritório moderno ou que pareça estar preso nos anos 70, completo com carpete felpudo?

Pense na impressão que você deseja causar. Você quer ser conhecido como inovador ou tradicional? Criativo ou conservador? Seu local de trabalho é uma representação tangível de sua marca. Mostrar aos seus funcionários e visitantes o que você valoriza e como você encara o trabalho que realiza. Certifique-se de que o design do seu local de trabalho está alinhado com a missão da sua organização e reflete positivamente e com precisão a sua marca.

  1. Quais são as suas prioridades no local de trabalho?

O que você deseja alcançar com o seu novo local de trabalho? O aumento da produtividade está, sem dúvida, no topo da lista.

Mas quais são seus outros objetivos? Por exemplo:

Você quer aumentar a eficiência energética? Para isto você precisará instalar tecnologia inteligente, como sistemas de iluminação inteligentes.

Você quer incentivar novas ideias? Então você precisará garantir que os funcionários que são mentalmente estimulados em grupos tenham espaço para colaborar e os funcionários que encontram inspiração no trabalho individual tenham um lugar para fazer um brainstorm por conta própria.

Você quer melhorar a experiência do funcionário? Será importante você implementar soluções de experiência do funcionário e projetar um escritório que incorpore tecnologias como sinalização digital e quiosques de orientação.

Estas definições terão grande influência sobre o novo local de trabalho, se será um ambiente de muito contato entre pessoas ou um local de trabalho de alta tecnologia ou uma combinação de ambos.

  1. Quais são seus requisitos práticos e restrições espaciais?

É admirável ter um grande projeto inovador desenhado no papel, mas você precisa ter certeza de que o layout novo fará sentido logístico. A forma deve seguir a função, não o contrário.

Você também precisa ter em mente as necessidades futuras da empresa. Seu projeto deve ser escalonável – dos dois lados. O crescimento da empresa pode ser muito diferente em termos de necessidades de pessoal e espaço. Um escritório bem planejado precisa ser capaz de acomodar o crescimento futuro, mas também reconhecer que a maneira como os funcionários trabalham está mudando e facilmente se adaptar a estas mudanças.

Outro aspecto muito importante é pensar na tecnologia que deseja embarcar no projeto, para já ter esta premissa estabelecida.

Além disto, deve se pensar nas áreas atípicas como depósitos específicos para algum departamento, como Marketing por exemplo, ou laboratórios, áreas para gravação de vídeos atualmente também são muito desejadas.

Estas questões parecem básicas, e de fato são, mas são de extrema importância para dar o pontapé inicial no projeto. Anote tudo o que é importante para o seu projeto, certamente o arquiteto vai te ajudar a alcançar os objetivos estabelecidos.

Escrito por: Pierina Piemonte

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