Skip links

Metaverso: O que é?

Um dos termos mais pesquisados de 2021, o “Metaverso” ganhou status de revolução tecnológica depois que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou alterações importantes em seu conglomerado de tecnologia: para acompanhar os novos tempos, a empresa voltou-se para o mercado de Realidade Virtual e Realidade Aumentada e adotou um novo nome, Meta, mais alinhado ao seu objetivo de dar vida ao Metaverso, o próximo passo na jornada de conexões sociais.

Mas afinal o que é o Metaverso? Definido como um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, é uma evolução da nossa internet atual, um mundo virtual 3D conectado com o físico, onde as pessoas podem ser, fazer e construir o que quiserem.

Nessa nova era, a internet será vivenciada por dentro, em mundos digitais onde tudo é possível. Na prática, a sensação seria de estar totalmente imerso nesse universo virtual, em uma experiência tridimensional, que permitiria a interação com objetos e informações variadas.

Todos os usuários do Metaverso teriam seus próprios avatares e poderiam trabalhar, manter contato com amigos, construir e decorar uma casa, comprar roupas e acessórios, ir a shows e até fazer viagens de maneira virtual. Tal universo também contaria com sua própria economia e moedas, que permitiriam todas essas transações.

Este novo cenário já está sendo construído, além do próprio Facebook, outras grandes empresas como Nike, Adidas, CNN, Disney e Walmart já garantiram seu lugar no Metaverso e estão trabalhando para entregar ao público experiências que interligam as dimensões físicas e virtuais. A expectativa é que outras empresas sigam o mesmo caminho e aproveitem esse ecossistema para vender seus produtos em versões virtuais dentro do Metaverso.

Com tais transformações nas formas de viver, estudar, trabalhar e consumir, surgem novos desafios para os mais diversos profissionais, inclusive arquitetos e designers, que precisarão se reinventar para atender às demandas não só dos espaços físicos, mas também virtuais, com projetos que garantam a conexão entre as duas dimensões e proporcionem experiências únicas aos usuários.

Apesar de ainda parecer um sonho distantes, o Metaverso já faz parte da nossa rotina: tecnólogos preveem que ele amadurecerá e se tornará uma economia totalmente funcional nos próximos anos, proporcionando uma experiência digital em sincronia e tão entrelaçada em nossas vidas quanto o e-mail e as redes sociais estão agora.

Você está preparado para as mudanças que estão por vir?

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.