Skip links

Novos ares

Na necessidade de reposicionamento de sua identidade corporativa, a construtora de interiores corporativos ACE Engenharia, agora ACE Engenharia / ISG Brasil, convidou a LPA para reprojetar seu espaço de trabalho com o objetivo de refletir os principais valores e o novo momento da companhia. O resultado foi um espaço moderno com ares sofisticados, uma escala cromática arrojada e muitos elementos de comunicação visual.

O novo projeto, pensado para uma área de 190 m² em São Paulo, visa a encorajar os colaboradores a “sonhar inteligente”, “falar francamente”, “importar-se sempre” e “nunca parar de aprender” (dream smart, speak frankly, always care, never stop learning), valores presentes em grandes adesivos na nova recepção.

Além dos acabamentos e cores que conferiram sofisticação ao novo espaço, a configuração das áreas ficou mais aberta, ampla e clara. O objetivo foi integrar as equipes e trazer mais luminosidade ao espaço – um problema enfrentado antes da repaginação.

Da recepção é possível visualizar a identidade nobre e austera de todo o espaço, onde predominam elementos em vidro, madeira e tons neutros, como cinza e preto. Para trazer vida e sustentabilidade a esta combinação, foi instalado um quadro verde composto de musgos na parede à direita, onde temos a entrada ao staff, e à esquerda vemos o acesso a uma sala de reunião totalmente preparada acusticamente e tecnicamente para atender às demandas de vídeo e conferece call.

Adentrando o escritório, já é possível visualizar grande parte do staff, dividido apenas das estações de trabalho mais reservadas, como a sala da diretoria e o departamento de orçamentos. A divisão, entretanto, não impede a passagem de luz, já que é feita por grandes divisórias de vidros aramados.

Ganham destaque ainda os elementos de comunicação visual que representam as missões e valores da empresa, redesenhados por Carolina Correia e Mariane Ortiz, arquitetas da LPA. A aplicação se deu em paredes e em divisórias de vidros transparentes que também servem de lousas para as equipes.

Desafios de implantação

Para os arquitetos responsáveis pelo projeto, o principal desafio construtivo ocorreu a nível das instalações. Como a ACE I ISG está locada em um prédio antigo, foi necessário refazer todo o forro e instalações existentes. Os pisos vinílicos e carpetes, instalados diretamente na laje, precisaram de uma espessura maior para garantir um bom nivelamento, além de averiguações constantes de medidas projetadas x possibilidades técnicas de realização para itens como divisórias industriais e marcenaria.

A obra foi executada em 45 dias, iniciando durante as festas de final de ano e com as equipes deslocadas temporariamente para o outro andar, que também faz parte da empresa.

Veja mais sobre o projeto.

ACE Engenharia I ISG Brasil
Cidade: São Paulo
Área do projeto: 190 m²
Ano: 2018
Equipe de arquitetura: Isabella Leonetti, Pierina Piemonte, Carolina Correia, Mariane Ortiz, Marcello Delai
Fotos: Sara de Santis

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.