Skip links

Como projetar escritórios com cara de casa

Dar um ar aconchegante de casa em ambientes corporativos tem sido uma estratégia cada vez mais valorizada pelas empresas, que já entenderam o impacto positivo de um projeto de interiores humanizado, integrado e flexível no bem-estar dos colaboradores. Mas como projetar um layout que realmente faça com que as pessoas se sintam “em casa”?

O ponto de partida é sempre uma boa conversa entre cliente e arquiteto. O objetivo na etapa preliminar do projeto é entender quais são as reais necessidades da empresa, para então partir para o programa: em quais áreas do escritório estarão os espaços com cara de casa? E como o decór dessas áreas vai conversar com o look and feel de toda a empresa?

Definido o layout, Marcello Delai, arquiteto da LPA, explica que é possível trabalhar principalmente com três conceitos para garantir que esses espaços realmente remetam aos ares de uma casa: materialidade, conforto e composição geral.

A materialidade do quiet room do Projeto M é um exemplo de como madeira e tecidos são sempre uma boa sacada. O conforto é garantido com a escolha de cores, acabamentos, móveis e elementos de decoração tipicamente residenciais, como as poltronas, as almofadas, o tapete e a luminária. A composição geral da sala dá a impressão de que os colaboradores estão na sala de estar de um apartamento com varanda.

Na área de espera da Lucon Advogados, a materialidade dá um tom mais intimista ao espaço. Tons mais escuros de madeira, o estofado preto, os elementos de decoração e a iluminação geral conferem uma composição que remete a uma sala de TV residencial.  

Iluminação em foco

Mais que pensar em elementos que remetam ao conforto de uma casa, outro ponto importante na hora de projetar esses espaços é a iluminação. Diferentemente das estações de trabalho contínuo, a iluminação nas áreas de descompressão e nas áreas de trabalho não contínuo podem ser mais difusas e com temperaturas mais quentes.

Em ambientes de trabalho não contínuo, como no quiet room do Projeto M, a recomendação é de que sejam garantidos de 100 a 200 lux de iluminância, contra pelo menos 500 lux em ambientes de trabalho contínuo, podendo chegar a até 1000 lux, segundo a NBR 5413. Como a premissa nesse projeto era criar uma estação rápida de trabalho que fugisse do ar corporativo do restante do escritório, o ambiente acaba sendo mais claro.

Na sala de espera da Lucon Advogados, o tom é mais intimista, garantido pela temperatura mais baixa das luzes focadas e ambientais. “Por mais aconchegante que seja o ambiente, projetar luzes com temperatura muito alta pode comprometer o conforto pretendido para o espaço”, alerta Marcello.

Leave a comment

Este website utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário.